Pesquisar

sexta-feira, 18 de abril de 2014

INGs - Indivíduos Não Governamentais - Reciclando a cultura do lixo

“A ARTE DO NECESSITADO VIRAR O FORNECEDOR” - Tom Zé
A história de dois catadores de papel que tomaram atitudes inusitadas para promover cultura: Severino Manoel de Souza montou uma Biblioteca Comunitária com livros encontrados no lixo e José Luis Zagati, alimentando um sonho de infância, exibe filmes de graça no Cinema montado na laje da sua casa.
Além de relatar esses dois casos incomuns, foi promovido um debate indireto iniciado com a questão: “o que leva pessoas com poucas condições financeiras a tomarem esse tipo de atitude?” Para arriscar respostas foram entrevistados o sociólogo Reinaldo Pacheco, o presidente da Funarte Celso Frateschi, o geógrafo Aziz Ab’Saber, o músico Tom Zé, entre outros.
Esse documentário é o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo da Uniradial, em 2007, que em sua primeira apresentação teve o público de mais de 300 pessoas. Após a apresentação, o documentário passou a ser utilizado como material pedagógico na formação dos cursos de Comunicação Social da faculdade.
O Trabalho extrapolou os limites da faculdade e foi exibido em diversos locais como: Sesc Ipiranga, Semasa (Santo André), Uniradial Santo Amaro, Uniradial Jabaquara, Unifieo, Faculdade Cásper Líbero, USP, UniÍtalo e em diversos festivais e mostras de cinema pelo Brasil.
Também foi exibido em diversos cursos de preparação de trabalho e salas de aula como elemento para mobilização e protagonismo.
Os produtores do documentário se disponibilizam para exibição seguida de debate e/ou colóquios.
INGs – Indivíduos Não Governamentais – Reciclando a Cultura do Lixo, documentário de Averaldo Nunes Rocha e Márcio Sno Mitio Konno
Orientação: ANDRÉ MUNIZ
Edição: CAIO CARUSO
Trilha Sonora Original: LEANDRO COSTALONGA
Logotipo: JULIANA BARRENA
Capa: MÁRCIO SNO
Fotografias: AVERALDO NUNES ROCHA e MÁRCIO SNO

São Paulo, Brasil - 2007 - Digital - Colorido - Duração 39’11





Nenhum comentário:

Postar um comentário